Filosofos vs Filodoxos
"-A ciência sem dúvida que se aplica ao Ser, a conhecê-lo no seu comportamento?
-É.
-E a opinião, diremos nós, a julgar pelas aparências?
-Sim"
(In: Platão, A República, fundação Calouste Gulbenkian)
Já repararam como se fala pouco da história recente do médio oriente... Só se diz que há terroristas nas zonas que estão a ser vítimas de bombardeamentos... Estão a limpar o Líbano dos "extremistas" do Hezbolah, ou seja: daqueles que não concordam com as politicas norte-americanas.
Os "guardiães da democracia" não reparam, ou não querem reparar, que a violência aumenta porque é gerada por eles, pois é, logo a seguir à ofensiva contra o Iraque, ascendeu ao poder, no Irão, democraticamente, um partido "extremista".
A comunicação Social, como bem foi dito no clube de jornalistas (o ultimo programa antes das ferias, algures no final de Julho), esquece-se da história recente da região e dos abusos perpetrados pelo estado Hebraico contra os estados vizinhos... É natural que depois disto o anti-semitismo aumente na zona e justifique por exemplo a proibição da criação de exércitos pelos países da fronteira com Israel como por exemplo a Palestina, cujos campos de refugiados também são atacados...
E por cá, na nossa imprensa, reina uma Filodoxia pouco pluralista que faz um jornalismo interessante...
Aqui está uma critica bem construida a esse tipo de "jornalismo".